Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

IZOTON - HUMOR

- Um blog de um brasileiro de Vila Velha-ES, elaborado em um Provedor português. Obrigado, Equipe SAPO! Este blog é feito com muito amor, e com muito humor. O meu lema: Viver a vida a sério, mas brincando. O meu objetivo: Fazer alguém sorrir.

IZOTON - HUMOR

- Um blog de um brasileiro de Vila Velha-ES, elaborado em um Provedor português. Obrigado, Equipe SAPO! Este blog é feito com muito amor, e com muito humor. O meu lema: Viver a vida a sério, mas brincando. O meu objetivo: Fazer alguém sorrir.

21.04.11

TORTA CAPIXABA


izoton

 

COMENDO A TORTA CAPIXABA

- As delícias da culinária capixaba (Espírito Santo - Brasil), onde os frutos do mar estão sempre presentes, fazem parte no nosso Turismo. Uma dessas delícias é a nossa famosa Torta Capixaba.

- Tradicionalmente, faz-se a torta é dá-se um pedaço para a vizinha, ou parente. Não se esqueçam de me enviarem o meu pedaço.

- Na Semana Santa, por tradição e respeito, o capixaba só come torta - Rrssss... De preferência que ela seja capixaba. Mas a Torta Capixaba é saboreada durante o ano inteiro.

 

 

FAZENDO A TORTA CAPIXABA

a) Ingredientes:

- 200 g de siri desfiado.

- 200 g de camarão fresco.

- 200 g de ostras pré-cozidas em água e sal (picadas ou inteiras, depende da preferência de cada um).

- 200 g de caranguejo desfiado.

- 200 g de sururu pré-cozidos em água e sal (picados ou inteiros, depende da preferência de cada um).

- 200 g de bacalhau desalgado, pré-cozido e desfiado.

- 500 g de palmito, in natura, picados em cubos ou em rodelas.

- 3 dentes de alho picadinhos.

- 1 cebola grande picadinha.

- 1 cebola grande fatiada em rodelas (para decorar).

- 1 tomate sem pele e sem semente cortado em cubos.

- 4 ovos.

- Azeite, sal, e pimenta, a gosto.

- 1 maço de coentro, picado.

- Urucum (ou colorau).

- Azeitonas inteiras (para decorar).

b) Modo de fazer:

* Prepare assim: Esquente o óleo na panela de barro junto com o urucum. Refogue, no azeite, o alho e a cebola picada. Acrescente o tomate e deixe refogar por mais alguns minutinhos. Junte o camarão, cozinhando por três minutos. Adicione o siri e o caranguejo desfiados, e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Depois acrescente o restante dos frutos do mar, já pré-cozidos, e o palmito. Deixe cozinhar por 15 minutos, e junte o coentro picadinho e acerte o sal e a pimenta-do-reino, ou qualquer outro tipo de pimenta a gosto.

* Bata 4 ovos (clara e gema), acrescente metade desta mistura ao refogado e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Os ovos mexidos têm uma função importante na torta capixaba: eles dão a liga, deixam mais firme na hora de partir. A mistura pode ser colocada num pirex ou na tradicional panela de barro. Acrescente a outra metade dos ovos batidos, espalhe no refratário (ou na própria panela de barro), decore com rodelas de cebola e as azeitonas para decorar. A torta capixaba é levada ao forno pré-aquecido. Depois de 30 minutos, está pronta para servir.

c) Observação: A Torta Capixaba também pode ser feita só com bacalhau, camarão, e palmito, e com os mesmos temperos e ingredientes acessórios. Mas aí você aumenta um pouquinho a quantidade de bacalhau, e de palmito. Fica mais simples, mas também fica muito boa!

NOTA: - Eu peço a todos que fizerem essa Torta, que enviem uma porção dela para a Aline Neme, dona do blog desta receita, e de outras receitas de dar água aí na sua boca. De "dar" água aí na sua boca, porque aqui na minha boca já deu. E não se esqueçam de também enviarem uma porção dessa Torta para mim, né!

http://moquecacompimenta.blogspot.com

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.